quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Refeição Balanceada

#HoraDeMontarAMarmita

Para ter uma refeição balanceada temos que ingerir todos os nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais em todas as refeições ou pelo menos nas principais. Ok, então vamos entender o que são e porque são importantes todos esses nutrientes!





Para ter uma refeição balanceada temos que ingerir todos os nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais em todas as refeições ou pelo menos nas principais. Ok, então vamos entender o que são e porque são importantes todos esses nutrientes!

Carboidratos: São nossa maior fonte de energia, que é responsável direta por todas nossas atividades, como andar, respirar, pensar. Ajudam na recuperação muscular pós atividade física. Estão presentes em pães, bolos, macarrão, cereais, legumes.


Proteínas: São a base da vida! São importantes para a construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos e fornecimento de energia. Estão presentes em carnes, aves, peixe, leite e derivados, leguminosas (feijão, soja, lentilha grão de bico, ervilha).

Gorduras: Ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Podem ser    divididas em “Gorduras boas” e “Gorduras ruins”.

Gorduras Boas:
ácidos graxos monoinsaturados: azeite de oliva, óleo de canola, óleo de gergelim, nozes, abacate, castanha do Pará;
ácidos graxos poliinsaturados Ômega 3: semente de linhaça, atum, salmão, sardinha, cavalinha; 
ácidos graxos Ômega 6: óleo de soja, milho, girassol e algodão.


Gorduras Ruins:
ácidos graxos saturados: manteiga, leite integral, bacon, azeite de dendê, carnes gordas, toucinho; 
gordura trans: margarinas sólidas, nuggets, biscoitos recheados, empanados, folheados, croissants, congelados industrializados.

Por isso é importante sempre dar uma olhadinha na tabela nutricional dos alimentos e conferir a quantidade de gorduras!






Vitaminas: São fundamentais para ao bom funcionamento dos órgãos, fortalece e o torna resistente a infecções. São fundamentais também na manutenção da saúde da pele, cabelo, ossos, visão. Encontramos elas na frutas, verduras, legumes e grãos.


Minerais: Ajuda na formação dos ossos, dentes e enzimas. Entre s principais estão o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e sódio.



E aí, já conseguem montar sua #refeiçãobalanceada??


Leila

Um comentário: